quarta-feira, 22 de maio de 2013

Estude com música

        Antes de começar a estudar, há algumas coisas que você pode fazer para melhorar sua concentração.
 Mas o quê? Existe um projeto para ajudar você a estudar: o Study Music Project, um canal e site com playlists específicas que ajudam na concentração e nos estudos. A música do Study Music é relaxante, não tem letras e mistura vários gêneros musicais. Algumas misturam sons de água com a melodia doce do piano.         Outras têm batidas um pouco mais fortes, que lembram um pouco o hip hop. A música é completamente diferente do estilo que você ouve nas rádios ou no dia a dia, mas promete funcionar. Com Study Music nos fones, dá pra estudar horas e se desligar do mundo ao redor.
     O criador do projeto, o taiwanês Dennis Kuo, 27 anos, estudante de medicina da Wayne State University, em Detroit nos Estados Unidos, é pianista desde os sete. Assim que Kuo se deu conta de que teria muitos anos de faculdade pela frente, decidiu produzir música especial para as horas de estudo. Kuo recorreu a estudos sobre o efeito de música barroca no aprendizado e também sobre o mozart effect – fenômeno identificado por uma série de pesquisas que indica que escutar as músicas do compositor ajuda a executar tarefas mentais.
        Assim, há três anos fundou o Study Music Project. Kuo mistura diversos ritmos como jazz, lounge, etno, eletrônico e hip hop para criar o gênero study music, como ele chama.– Eu sempre gostei de estudar escutando música quando estava na graduação. Eu ouvia as músicas de um artista chamado Nujabes na hora dos estudos – conta.
        A música puramente instrumental de Kuo auxilia no rendimento, como ele explica:
       – As letras podem distrair, já que seu cérebro precisa interpretar o significado. Quando você está lendo ou estudando enquanto tenta decifrar as letras de uma música, ou cantar, é como se estivesse conversando com duas pessoas ao mesmo tempo.
      Hoje, o projeto já é popular entre muitos estudantes da Wayne e está se espalhando pelo mundo. Além dos Estados Unidos, o site recebe acessos do Reino Unido e Canadá.
        – Às vezes, entro na biblioteca e vejo que alguns estão com meus vídeos tocando no YouTube (risos).
        Entre elogios e agradecimentos que recebe, Kuo incentiva os ouvintes a deixarem seu feedback sobre as playlists. Seu próximo plano é produzir músicas personalizadas para tipos diferentes de pessoas. Como músico, já está cumprindo sua missão e, como futuro médico, Kuo também quer ajudar as pessoas a se sentirem melhor com música:
      – Quero pesquisar mais sobre as conexões entre música e dor e se isso pode diminuir a ansiedade dos pacientes que estão prestes a fazer uma cirurgia. Música é minha paixão.
Para o neurologista, Leandro Teles, o estilo da música é crucial para que os efeitos sejam benéficos para a concentração. É essencial que a música seja de qualidade e tranquila, sem letras, assim o cérebro é poupado do esforço para filtrar as informações adicionais que estão no ambiente ou na música. Estudar com TV ou músicas que você ouve no rádio ou nas festas pode ser mais cansativo. O ambiente de estudos também influencia: precisa ser organizado e clean.
– O ideal é que seja uma música apropriada, com volume adequado e não qualquer estilo. Se for uma música que a pessoa gosta ou uma música badalada, vai tirar o foco, então é contraindicado. A música
feita pra estudar relaxaria um pouco o cérebro, fazendo liberar a dopamina, o sistema de recompensa do cérebro, e a serotonina, que relaxa e diminui a ansiedade, criando o ambiente cerebral propicio ao aprendizado. Assim, você consegue estudar um tempo maior, estudar mais, e fazer um esforço mental menor – explica.

STUDY MUSIC PROJECT
ESTÁ NO YOUTUBE
(YOUTUBE.COM/
STUDYMUSICPROJECT) E
DISPONÍVEL NO ITUNES

Texto PAULA MINOZZO- Jornal Zero  Hora