domingo, 14 de fevereiro de 2016

Estratégias para melhorar a atenção e memória sustentadas na criança com TDAH




 1 – Ao dar alguma instrução, o educador deve pedir a criança que tem TDAH para repetir as instruções ou compartilhar com um colega antes de começar as tarefas.
2 – Quando a criança com TDAH desempenhar a tarefa solicitada pelo  professor, oferecer sempre um feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios que podem ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de mão. Os feedbacks e elogios devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE após o aluno conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo e processo de aprendizagem.

3 – O educador não deve criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos como falha no desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados. Isto é um direito! A atitude positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora do aprendizado.
4 – Sempre que for possível, oferecer para a criança que tem TDAH e toda a turma tarefas diferenciadas. Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada criança aprende no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.
4 – O professor deve optar sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse da criança nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
5 – Utilizar a técnica de “aprendizagem ativa” (high response strategies): trabalhos em duplas, respostas orais, possibilidade do aluno tenha ele TDAH ou não, gravar as aulas e/ou trazer seus trabalhos gravados em CD ou computador para a escola.
6 – Fazer sempre que possível, adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar distrações. Não é indicado que crianças com TDAH sentem junto a portas, janelas e nas últimas fileiras da sala de aula. É indicado que esses alunos sentem nas primeiras fileiras, de preferência ao lado do professor para que os elementos que o distraem no ambiente não prejudiquem a atenção sustentada.
7 – Uma boa técnica é usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente com a criança pequenos sinais cujo significado só ela e o professor compreendem. Exemplo: o professor combina com a criança que todas as vezes que percebê-lo desatento durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu ombro para que ela possa retomar o foco das atividades.
8 – Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno nã9 – Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou atividade avaliativa.
Fonte:  www.TDAH.org.br  e www.ganhesempremais.com.br

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